https://go.hotmart.com/Y61853049U?dp=1 Inteligência Emocional | Portugal | JDias coaching
top of page

16.ª Edição Maio de 2024
Programa 25 horas pós-laboral, 4 semanas, 4 horas por semana (terça 2h, quinta 2h)
7, 9, 14, 16, 21, 23, 28 

LIDERANÇA
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Gerir a mente e as emoções para melhor desempenho,
Liderança com autodomínio, capacidade de influência, segurança e confiança

aulas síncronas (ficam gravadas) + Manual + 1 Mentoria em grupo de 2 horas (a marcar)

Estado de liderança

Liderança não é uma tarefa, é um estado que se tem e se desenvolve todos os dias, começando pelos próprios processos emocionais. As chamadas soft skills são mais duras de integrar do que as hard skills, por isso o programa desvenda processos internos que implicam comportamentos e resultados concretos. Emoções são a ferramenta principal para tomar decisões.

O Programa

Sobre IE, a base programática é assente no modelo desenvolvido pelo Yale Center for Emotional Intelligence, EUA, que tem sido aplicado em organizações, em escolas e empresas com o intuito de promover culturas e climas emocionalmente inteligentes.

Sobre Liderança, seguimos Manfred Kets de Vries, investigador e professor do INSEAD, França. É autor de 35 livros, psicólogo de formação, certificado em Coaching e tem um programa de desenvolvimento de executivos de topo a decorrer. É considerado a maior autoridade na Europa na área da liderança. 

 

A par, são introduzidos princípios essenciais da Gestão de Recursos Humanos, do Coaching e da Psicologia Mental Space e factos da experiência profissional do autor da formação.

O programa tem o seu foco na dinâmica das emoções, suas causas e consequências no dia-a-dia. É dado relevo ao contexto de liderança e à forma como cada indivíduo lida consigo mesmo e influencia os outros. Principalmente o que pode fazer para alterar o seu estado.

Incluem-se autodiagnósticos de liderança, de gestão de conflitos e negociação, de IEmocional e de características de personalidade, bem como actividades práticas e dinâmicas de grupo.

São disponibilizadas alternativas concretas para melhor lidar com processos emocionais, para que cada participante construa um reportório mais alargado na forma como lidera a sua mente e o seu comportamento. As ferramentas poderão ser usadas no imediato pelos participantes no seu contexto de vida privada ou profissional.

Processos matemáticos...

Mandamentos e Pecados Capitais que orientam Pensamentos, Atitudes, Estados emocionais e Comportamentos. Nesta exacta ordem. As emoções têm precisão matemática. Dizem que são subjectivas porque cada pessoa tem a sua própria experiência emocional, diferente da dos outros, não sendo possível uma uniformização. Porém, para cada pessoa, o processo emocional é altamente objectivo, factual e muito preciso.

Cartas de emoções

Como Inteligência Emocional é saber ao certo identificar as suas emoções:

- A cada participante será entregue um jogo simples de cartas oficiais de Yale para treinar e trabalhar o seu reportório e a conceptualização das emoções mais importantes.

- As cartas de emoções são um desafio para a construção do seu mapa, dos seus padrões e da forma como define o que sente e o que quer viver.

Conteúdos das 16 horas

  • Medir Emoções. Do QI ao QE, breve enquadramento, Fisiologia do Cérebro, do topo ao sistema profundo, Os dois cérebros, emoções críticas, primárias e secundáriasModelo Goleman,    Competências e características do homem no futuro

  • RULER - Reconhecer, definir e diferenciar estados, Jogo de emoções e fisiologia, Os dois lados das emoções negativas e positivas, 6 passos para transformar um estado negativoTécnicas simples e práticas de auto-regulação, Sons e música adequada, Alimentação e hábitos para um cérebro saudável

  • Empatia e as Subskills da IE, Emoções e vínculos organizacionais, 3 condições para a performance, Liderança Fundamental - o que faz um Líder

  • Os 10 Mandamentos e os 7 Pecados Capitais para a IE, baseado nos princípios do psicólogo americano Kenneth Isaacs, 34 princípios para desenvolver a IE

Extras no programa:

  • Acesso a plataforma exclusiva com conteúdos extra. Mindfulness e efeitos concretos 

LOCAIS

- Barreiro Agrupamento de Escolas Sto. André

Escola Sup. Tec. Barreiro

- Palmela Centro de empresas Maquijig

______________

Agenda

PÓS-LABORAL

datas a anunciar

19.45h-22.45h

Escola Superior Tec. Barreiro

_______________

INCLUI

Manual técnico, Canetaacesso a plataforma privada com conteúdos extra, Jogo de cartas de emoções, Certificado ACC 

VALOR

165€

possibilidade de liquidação faseada nos cursos pós-laborais, até

ao final do curso

CONDIÇÕES ESPECIAIS

10%​ - 3 ou mais pessoas

INSCRIÇÃO

Pelo formulário em baixo ou através de jd@jdias.org

Vagas limitadas

Para melhor integração, processamento e acompanhamento da prática e das dinâmicas durante o programa. 

Tenha em conta:

 

1 - É essencial treinar e ensaiar. Captar apenas conceitos e definições é uma actividade cognitiva que não altera atitudes, comportamentos ou resultados.

2 - Este programa tem componente prática e todas as actividades são olhadas sob a lente da Inteligência Emocional.

3 - Trata-se de praticar e fazer processos internos. 

Trata-se de ter acesso também a ferramentas simples que podem ser usadas no imediato.

Trata-se de poder usar estratégias cognitivas para mudar estados de forma mais rápida

BARREIRO - Esc. Superior Tecnologia do Barreiro

Pós-laboral

- datas a anunciar - 19.45h-22.45h

Terças-feiras 

Valor 180€

 MINICURSOS 

São formações curta duração, objectivas e sucintas, sem contacto com o orientador ou trainer

Direccionadas para aspectos específicos de uma área, com foco num tema em particular, para adopção de ajustamentos na vida

Os líderes são os que mais devem

treinar a Inteligência Emocional

 

1 - pela responsabilidade que têm

2 - pela necessidade de feedback contínuo

3 - por se sentirem mais sós

4 - por terem de Ser o exemplo para os outros

5 - porque invadidos por sensações de poder

6 - pela perda de perspectiva sistémica

7 - pela sua propensão a episódios de stress

8 - por um eventual narcisismo crescente

Trainer

- Jorge Dias licenciou-se em sociologia, mas foi na gestão de recursos humanos que se dedicou ao estudo da liderança, das emoções e da Inteligência Emocional através do seu mentor, professor e investigador do INSEAD, Manfred Kets de Vries.

 

- Licenciado em Sociologia, mestrado em GRH pelo INDEG, escola de gestão do ISCTE, trabalho final em Liderança e Mudança Organizacional no Sistema Prisional, Projecto PGISP, orientado pelo construto de de Vries,

Certificações em Coaching, em Espiral Dinâmica pela NVC Consulting na Holanda (3 níveis, 1 ano), trainer de Programação Neurolinguística. Certificações em Mental Space Psychology;  Inteligência Emocional, Western Reserve University e um seguidor do modelo de Inteligência Emocional desenvolvido pela Universidade de Yale e aliado à liderança com Kets de Vries

Profissionalmente, desempenhou funções de liderança como director de produção em três empresas de comunicação social. Criou as marcas LeadingNews e JD communication, é fundador e vice-presidente do Barreiro Agora Speakers para desenvolvimento de competências de comunicação e de liderança, fundador e presidente da ACC, Associação de Coaching e Comunicação. Além da actividade dedicada à liderança, a comunicação é estendida à edição de livros e ferramentas de desenvolvimento pessoal e de coaching.

bottom of page