E a pergunta surgiu na sessão: «Para si, é mais fácil evitar ou enfrentar os problemas que surgem na vida?»
E a resposta veio natural e rápida: «Isso é fácil de responder. Claro que evitar é muito melhor, porque não nos chateamos, evitamos uma série de questões.»
A resposta a esta pergunta diz muito sobre a forma como uma pessoa vê a vida e explica o porquê da insatisfação em que vive, dos lamentos e das queixas que traz para a sessão.
Porém, faz parte das alucinações humanas desde sempre. Evitar parece ser sempre a forma mais fácil de tratar questões mais complexas, de resolver problemas.
Sabes que os agressores exploram sempre esta vertente e sabem que as verdadeiras vítimas preferem evitar do que enfrentar. E é desta forma que colocam todas as «vítimas» a trabalharem a seu favor.
«É mais fácil evitar do que enfrentar» faz parte das crenças irracionais que carregamos, segundo investigação no campo da psicologia. Mas porque é que é irracional e uma alucinação acreditar nisto?
A Autoconfiança e a Resiliência são enfraquecidas quando se passa o tempo a evitar. Quando enfrentamos, pelo contrário, aprendemos e a nossa estima sobe
Evitar aumenta ainda o grau de insegurança e de desconfiança. Criar hábitos de fuga e de contornar as questões mais importantes representa abdicar da autonomia que se tem para seguir o nosso coração nas coisas mais básicas para uma vida com sentido.
Enfrentar as situações passa por reflectir sobre elas, desmontá-las e reenquadrar tudo de forma a que resulte. Pensa nisto quando deres conta de que estás a... evitar, com aquelas justificações estafadas do «não quero arranjar problemas», porque problemas arranjará se não enfrentar.
A finalizar: é melhor ter uma crença que te puxa para a frente do que uma crença que te leva a esconderes-te
__________________________________
5DiasCoreCoaching online e gratuito. Entra aqui
Comments