Estamos vocacionados para a opinião. É um desporto fácil de praticar e, como em todos os desportos, há quem perca e quem ganhe... na opinião. É simples, é fácil, é grátis. Tem um problema capital: não produz resultado algum. É como soprar uma brasa apagada, na esperança que ela fique incandescente. Se tem um projecto em mãos, livre-se dos opinadores... Mantenha-se no caminho, focado/a
____________________
Por norma, é fácil lidar com a opinião, se a compararmos à participação. Funciona deste modo: se tem 20% de participação, deverá ter direito a ver a sua opinião considerada em 20%. Se tem 100% de participação, deverá ver a sua opinião considerada em 100%.
Uma opinião vinda de quem participa 100% é válida porque baseada numa experiência total, mesmo que subjectiva.
Uma opinião vinda de quem participa 20% é válida apenas na dimensão de 20% de experiência, tendo um grau de subjectividade de pelo menos 80%.
____________________
Os opinadores têm características:
1 - manifestam-se em dois momentos: antes e depois do acontecimento. No durante, está quem faz
2 - são distractivos, produzem ruído, confusão, preocupação, dúvida e medo
3 - são abusadores, dão opinião sem sequer lhes ser perguntada
4 - são ignorantes. Não possuem todos os dados nem a experiência, mas emitem convicções
5 - são numerosos. Às vezes juntam-se e dão cachos de opiniões
Portanto, reflicta. Considere as opiniões que têm um suporte correspondente à participação. Para 20% de participação, 20% de opinião. Imponha-se a quem faz ruído e produz distracção. Siga em frente e cumpra o seu projecto.