• JDias

Sabe definir as emoções?...


Qual a diferença entre Desapontado e Zangado? E entre Compaixão e Pena? E entre Ciúmes e Inveja?

Porque é que é importante definir emoções? Por exemplo entre Ciúme e Inveja, qual a que implica mais agressividade. Claro, o ciúme. A partir deste ponto, pode fazer alguma coisa sobre si e não sobre o outro. Também os professores podem identificar melhor as emoções dos alunos. E também os líderes terão mais capacidade de gerir relações no departamento ou na empresa.

Uma coisa é falar do que está a acontecer, com a carga subjectiva da nossa interpretação, outra é saber o que sentimos e o que os outros sentem. E, melhor ainda, que consequências pode ter isso nas relações e no meio.

Inveja é desejar ter algo que pertence a outro. Ciúme é um sentimento de que uma relação está ameaçada. Compaixão é ficar comovido com o sofrimento de alguém e querer ajudar. Pena é sentir mágoa ou tristeza pelo sentimento de outra pessoa. Desapontado é o sentimento de que as suas expectativa não foram satisfeitas. Já Zangado é um sentimento vindo da percepção de injustiça.

O facto de saber definir exactamente a emoção dá-lhe a possibilidade de usar uma estratégia para lidar com ela. E mais facilmente compreende o valor da relação porque identifica o que o outro sente.

Para saber mais, aceda ao programa na ESTBarreiro.

#liderança #emoções #desenvolvimentopessoal #autoajuda #afectos #sentimentos

0 visualização

© 2013 by JD communication - Portugal - jd@jdias.org - 913254041