• JDias

5 truques para gerir emoções autoritárias


Emoções são autoritárias. Enquanto não lhes dirigir o foco, elas reforçam-se, até que pare de vez para «falar» com elas e compreender o que fazer

Quando isso não acontece, a tragédia espreita. É como um fardo que vai ficando cada vez mais pesado, até atingir o limite do insuportável.

Emoções são património pessoal a ser preservado e assim exigem ser tratadas e não deixadas ao abandono. Então como fazer para gerir e interromper o processo autoritário das emoções? Eis 5 dicas simples e intuitivas que produzem resultados imediatos. Lembre-se que a repetição e a disciplina são importantes para conseguir resultados.

1 - Dirija a atenção total para o que está a sentir. Assim interromperá de imediato o crescendo da causa de se sentir como está a sentir.

2 - Respire correctamente. O cérebro consome cerca de 20% do oxigénio que consome. Inspire profundamente, 2 a 3 vezes.

3 - Tome consciência do desfilar dos seus pensamentos. Vai notar o padrão e assim poderá escolher pensar em algo diferente de forma mais fácil.

4 - Anote o que sente. Num pequeno apontamento, descreva em resumo a sensação. Poderá fazê-lo num guardanapo de papel, se estiver num café.

5 - Defina como se quer sentir e a partir daí o que poderá fazer para atingir esse estado. Escreva a emoção que quer sentir e o que poderá fazer para isso.

Passamos muito tempo a definir os outros, o comportamento que tiveram, a atitude, a expressão que nos deitaram, a palavra que nos foi dita. Sabemos tanto dos outros mas tão pouco de nós.

O nosso mundo interno fica ao abandono e nem sequer sabemos

ao certo o que se passa fora de nós

Uma das coisas mais valiosas que se aprende com a PNL e com a Inteligência emocional é que as emoções, além de informativas, são autoritárias, mas elas afinal querem tão-só ser tratadas como nós gostamos de ser tratados. Com atenção, cortesia e carinho.

Para saber o que fazer e como fazer, consulte os nossos programas de PNL&Coaching e de Liderança e Inteligência Emocional

#liderança #emoções #desenvolvimentopessoal #autoajuda #afectos #sentimentos

0 visualização

© 2013 by JD communication - Portugal - jd@jdias.org - 913254041