• JDias

Enigma PNL e a intenção


As duas perguntas mais comuns sobre PNL são estas:

1 - O que é a PNL?

2 - PNL é Plano Nacional de Leitura, certo?

Fiz o meu processo pessoal com a PNL e o Coaching. Numa fase em que estava psicologicamente destruído, reorganizei a minha mente, programei-me de forma diferente e segui em frente com a minha vida. Ficaram para trás as velhas crenças, o vício de ruminar pensamentos tóxicos e o de aceitar o sofrimento psicológico como uma questão de temperamento.

PNL - Programação Neurolinguística, porque os processos neurológicos e o uso da palavra dizem muito de como organizamos a informação e como a codificamos em palavras.

A base de origem é a terapêutica. Quando nos anos 70 dois alunos da escola de Palo Alto, nos EUA, decidem imitar (modelar) a terapeuta familiar Virginia Satir e o psicólogo Frits Perls.

Um dos princípios orientador é o de que se usarmos as competências do sucesso alcançamos o sucesso. Se modelarmos quem admiramos, se imitarmos as pessoas de sucesso, fazendo o que fazem e como fazem, alcançaremos o sucesso.

Mas não chegava e pouco depois, os dois alunos encontraram outra pessoa de sucesso na área da terapêutica, Milton Erickson, hipnoterapeuta do Arkansas, o homem que passou a sua infância preso numa doença: poliomielite. Estudaram os padrões linguísticos usados por ele e os resultados apareceram.

E assim nasceu a Programação Neurolinguística. Afinal de contas, assim que nascemos começamos logo logo a ser programados pelos que nos rodeiam. A programação está sempre presente. A questão é se deixamos que nos programem e aceitamos os programas que nos «instalam» ou se decidimos nós mesmos instalar os programas que queremos.

O que é diferente na PNL é que podemos decidir que programas instalamos na nossa mente e que programas desinstalamos. E decidimos intencionalmente fazer da nossa mente uma máquina vencedora, congruente e criativa.

O poder da intenção é quando nos permitimos acreditar intencionalmente no que queremos, nos permitimos realizar o que queremos, nos permitimos ser o que desejamos.

E assim acontece uma coisa estranha. É que os outros continuam a ser pontos de referência mas desta vez sem capacidade para nos controlar e nos «obrigar» a viver as suas crenças, convicções e valores

Afirmo responsavelmente que é inevitável atingir resultados diferentes e positivos, assim o deseje. Quem faz a certificação de PNL&Coaching entra de uma forma e sai diferente, com mais esperança, projectos, decisões e sobretudo mais feliz. Inevitável.

Não se trata de tirar um curso. Trata-se de mudar algo na vida, Atitudes, Comportamentos, Decisões. Trata-se de tomar a responsabilidade de fazer Escolhas acertadas e tomar a direcção ao que Queremos e não ao que devemos ou temos.

Programa. Aqui ou noutra parte, escolha um programa de 120 horas mínimo.

#liderança #emoções #desenvolvimentopessoal #autoajuda #afectos #sentimentos

12 visualizações

© 2013 by JD communication - Portugal - jd@jdias.org - 913254041