• JDias

5 sinais de Inteligência Emocional


Características simples que podem ser desenvolvidas por qualquer um de nós, assim tenhas interesse, conheças critérios e leves o foco para o processo. Aí estão 5 sinais de que o indivíduo tem uma inteligência emocional (IE) acima da média. Começa hoje mesmo a informar-te sobre ti mesmo/a. Lê-te e sabe mais sobre ti.

1 - Pensas no que sentes

É a essência absoluta da IE. A maior parte do tempo sentimos, mas não pensamos no que sentimos. É necessário levar a atenção para os sinais que o corpo emite, sensações que nos informam se estamos no caminho ou não. Exemplo: «Estou a sentir uma sensação no peito, que é desconfortável, desde que estou a falar com esta pessoa. Tenho de fazer algo para reverter isto sem me projectar no outro» Desta forma, passas a gerir mais as emoções desconfortáveis, prevenindo o mal-estar maior.

2 - Pensas sobre o que pensas

Segunda pedra-de-toque. Todo o tempo é ocupado a pensar e nada ou pouco a pensar no que pensas. Penso e sigo. Penso e faço. Penso e sinto. O nosso córtex está assim subvalorizado. Se pensares sobre pensamentos começas a usar mais o teu córtex para processares informação. Pensamentos e Emoções são informação. Exemplo: «Estou irritado/a com o que me disseram hoje no café, só me apetece dizer-lhe tudo na cara», passa a ser «Estou a pensar que estou irritado/a com o que me disseram hoje no café, só me apetece...» Desta forma, passa a gerir mais os seus pensamentos negativos, não os deixando subir de tom.

3 - Permites-te parar

Para quê estar sempre envolvido em tarefas e em actividades para ocupares o teu tempo? Para quê estares sempre a procurar outras pessoas para falar, para ocupares o teu tempo? E o tempo para ti? Só para ti. Tempo contigo. Para fazer o reset, reflectir e interromper o modo automático, sempre em ligação ao exterior (pessoas, coisas, situações).

4 - Sabes o que te motiva

Saber exactamente o que te deixa bem-disposto/a ou desconfortável. O que te motiva e o que te põe em baixo. Que pessoas te deixam com energia e as que te deixam estranho/a. Saber o que te motiva é fulcral para boas decisões. Assume a responsabilidade das tuas escolhas. Se dizes mal de certas pessoas, direcciona-te para outras.

5 - Transformas o infortúnio em sucesso

Quando sabes transformar o desagradável em agradável, o desconforto em conforto, o que consideras negativo em algo positivo é sinal que interpretas as críticas, os fracassos e o infortúnio como aprendizagem e uma alavanca para fazer melhor.

O que consideramos negativo é o sinal de que somos exigentes e queremos e podemos escolher e fazer melhor. E não para ficar emperrados no deslumbramento negativo.

#liderança #emoções #desenvolvimentopessoal #autoajuda #afectos #sentimentos

0 visualização

© 2013 by JD communication - Portugal - jd@jdias.org - 913254041