- Porque é que isto está a acontecer?
- Quem provocou isto?
- Como é que isto é possível?
- Quando é que resolvem isto?
E aí estão perguntas erradas para as quais não há respostas satisfatórias... que nos mostrem caminhos, soluções e nos tragam saúde mental. Neste momento, as perguntas mais adequadas ao bem-estar psicológico, são mais as que promovem as dimensões que a Organização Mundial de Saúde (OMS) define como «Um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de enfermidades»
Eis algumas perguntas adequadas à promoção de soluções e estados de controlo interno, físico e emocional:
- O que poderei fazer com isto?
- Com quem posso contar nesta hora?
- Como farei para lidar com esta situação?
- Como quero sentir-me neste momento?
- Como posso tornar estes momentos mais significativos?
- Que pensamentos saudáveis posso desenvolver?
- Qual o lado positivo desta situação?
- Como quero ser lembrado/a? Que legado quero deixar?
Estas perguntas activam zonas do cérebro associadas à recompensa e ao chamado insight, que promovem as seis dimensões de bem-estar psicológico, segundo a psicóloga Carol Ryff e o epidemiologista Burton Singer.
1.ª - Auto-aceitação - Capacidade de reconhecer que a vida e os acontecimentos são como são e sobretudo factos. Aceite tudo o que aconteceu como um processo. Aceite-se a si, por mais difícil que seja.
2.ª - Domínio Ambiental - Diz respeito à competência de lidar com ambientes e situações que define como difíceis, adaptando-se ao meio de forma a ganhar a percepção de que tem soluções, controlo e influência sobre os acontecimentos.
3.ª - Relações Positivas - Escolher ter interacções saudáveis com pessoas dá-lhe saúde emocional e sentido de propósito. Está na hora de reflectir sobre que tipo de relações tem tido, que marcam deixam após cada contacto.
4.ª - Autonomia - Precisa dos outros para fazer algo ou toma a iniciativa. Esta dimensão associa-se à acção ou reacção. O leitor pensa e faz por si e por sua decisão ou depende da aprovação dos outros ou que eles avancem primeiro?
5.ª - Desenvolvimento Pessoal - É a habilidade de aprender continuamente sobre si mesmo, capacidades, recursos, competências... E abrir-se a experiências novas para aprender ainda mais.
6.ª - Propósito - Associado à pergunta Para Quê?, esta dimensão leva-nos para o significado e a missão de vida. Algo abstracto mas muito nosso. Todos nós precisamos de objectivos, metas e um propósito que dê sentido à sua vida. Este será a estrela de orientação em todo o processo existencial.
Reveja agora as perguntas que está a fazer neste contexto de pandemia, de recolhimento, para manter a sua saúde psicológica.
Sabendo também que há grupos de pessoas que não podem parar agora para pensar em tudo isto, porque estão no centro da acção, a prestar cuidados a todos nós, mergulhados no seu próprio propósito de vida, por um bem maior para todos e não só para eles.
_____________________________________
Comments