Há pequenas coisas que fazem a diferença...
Quando um líder de equipa, de departamento, de área, de divisão, etc., diz mal de colaboradores, então algo de muito errado está a acontecer.
Criticar, enumerar defeitos, colocar rótulos ou alcunhas, contar inconfidências e no fundo expor um colaborador ao ponto de se tornar um alvo, isso é liderança tóxica.
Considero que quando alguém com posição hierárquica recorre ao mexerico e ao comentário abrasivo sobre outras pessoas, então não tem qualidades de liderança.
Falo do tema porque tive muitos exemplos vividos em que o director ou o chefe dizia mal de alguém que não estava presente. Pois bem, os que estavam presentes ouviam e seriam o alvo quando estivessem ausentes.
E assim se mina um ambiente, se revelam pormenores que promovem a discórdia e o conflito. Assim se cria um ambiente tóxico e detestável. Um ambiente que vai conduzir a maus resultados, a mau desempenho.
É realmente indecente que pessoas com responsabilidade sobre outras pessoas, sobre resultados, sobre empenho e sobre performance sejam intitulados de líderes, de títulos que não merecem.
Líderes não dizem mal de colaboradores. Podem fazer observações a uma ou duas pessoas seus pares, para clarificar ideias, ajudar a tomar uma atitude ou decisão, mas não partilha a informação com outros colaboradores
_______________________________
A formação de uma filosofia de vida congruente é importante. A PNL é uma excelente ferramenta a bem da liderança e dos valores. Consulta o link
Comments