https://go.hotmart.com/Y61853049U?dp=1
top of page

Gerir consequências é 1.º aceitá-las

Gerir é assumir o controlo dos acontecimentos. Fazer algo com o que está disponível. Mas para fazer isso há requisitos. Vê o exemplo seguinte:

- Reconhecer consequências é aceitar sempre o resultado como válido, seja ele «certo» ou «errado». Uma das formas de estarmos bem connosco é escolher o tipo de consequências de uma atitude


- Se eu escolho afastar-me de uma pessoa, eu assumo as consequências dessa escolha. Se eu escolho continuar a ter essa pessoa por perto, eu assumo as consequências dessa escolha


- Se a pessoa me prejudica, me põe em causa e me causa algum tipo de mal-estar, é tão válido continuar a falar com ela como afastar-me. Nas duas situações há consequências:

a) Se continuar, assumo que terei mal-estar e sofrerei todas as inconveniências dessa proximidade. Por medo que outras pessoas me deixem de falar, por medo de retaliação, por apego ao velho ditado «para não arranjar problemas»

b) Se me afastar, assumo que terei de contar com a desaprovação do visado, com o desconforto de outras pessoas, com retaliações em forma de me «tornarem invisível».

Em ambos os casos, em qualquer decisão, assumo as consequências e os resultados dessa decisão.


Simplificando, não há certo nem errado, há apenas e só feedback.

________________________

Consulta: https://www.jdias.org/academiacoachingelideranca

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page