https://go.hotmart.com/Y61853049U?dp=1
top of page

Liderança, Comunicação e o Coaching

Inspirado numa apresentação feita pela Sónia David, colega da ACC, partilho aqui aquilo em que, como ela, acredito em absoluto.

A comunicação e a liderança são interacção, empatia, são influência. Todas estes atributos não são possíveis sem a existência de uma cultura de coaching.

A verdade é que a liderança mudou substancialmente nos últimos anos. O que resultava antes não mais produz resultados, nem une equipas, nem motiva pessoas. Recordo tempos idos e todos os formatos hoje me parecem um aleijão, em muitos casos até uma boçalidade. De igual modo, a comunicação mudou muito, porque os interesses das pessoas também, porque a tecnologia a isso levou e porque o mercado de trabalho se alterou bastante.

Daí que também o coaching tenha surgido como uma ferramenta excelente de comunicação e de tomada de consciência de como a linguagem é essencial para se atingir objectivos. Coaching é comunicação, é objectivos, é valores, é linguagem, é estruturar pensamentos e abordagens verbais, é criar ligação com outras pessoas pelas emoções.

Liderança é determinada pela mestria na comunicação. A cultura de coaching, os valores e os princípios desta metodologia são excelentes para o desempenho da liderança e de um comunicador acima da média.

Diz Sónia David, «COACHING é o processo que visa o aumento de resultados positivos de indivíduos, equipas ou organizações  por meio de ferramentas conduzidas por um Coach». Por outro lado, «LIDERANÇA é a capacidade de influenciar pessoas para que se envolvam voluntariamente em tarefas para concretização de objetivos comuns».

Bom, o facto é que muitas pessoas fazem cursos de coaching. Mas nem todos conseguem acolher os valores desta metodologia, porque se ficam por frases-chave, os pulos, os uaus e os abracinhos. Nada a ver. Pena que chamem a isto de coaching só por questões de negócio e para incautos que ficam depois na mesma.

_______________________________

Consulta AQUI o que é diferente, sem artifícios e mensagens sensasionalistas. A metodologia por excelência, passo a passo

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page