https://go.hotmart.com/Y61853049U?dp=1
top of page

O Que Significa uma Certificação?

Muita gente tem duvidas, muita gente desdenha, até há quem faça piada com o termo.

Porque não sabem o que é, o que prova, para que serve e o que significa afinal.



Uma certificação é uma formação de longa duração, com o intuito de produzir novas competências que possam ser desde logo usadas na vida real.

A sua duração considera-se a partir de quatro meses. Portanto com mais de 100 dias, que está provado ser o necessário para automatizar novos hábitos, comportamentos, competências e mindset, claro (ver post anterior).


Na área do desenvolvimento pessoal, atesta que se fez um processo no tempo e se esteve em contacto com os conteúdos, incluindo realização de exercícios, demonstrações, diagnósticos e exame final. O tempo e as actividades suficientes para se sentir que houve alterações e transformações comportamentais, fruto de um novo padrão mental.


Tendo em conta o que foi escrito atrás sobre o conceito de certificação, aqui afirmo não há certificações de três dias... ou de uma semana sequer. Pela razão simples de que o participante não tem tempo para instalar o novo, experimentar e ajustar no seu modelo de vida.


Formações com duração de um fim-se-semana, três dias, uma semana ou até mais são formações de curta e média duração. Servem essencialmente para criar alertas, fazer ajustamentos, ganhar conhecimento numa área, ter ideias, implementar ferramentas.


Pode originar mudanças e dar novas competências se for formação temática numa área específica. Por exemplo Gestão do Tempo, Lidar com Conflitos, Avaliação, etc. É o exemplo de formações para empresas.


Ao nível do comportamento e desenvolvimento pessoal, entrega pistas concretas e sobretudo é uma boa forma de saberes se queres continuar a aprofundar ou se ficas apenas com a informação mais resumida. Porém, nesta área é preciso mais.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page