https://go.hotmart.com/Y61853049U?dp=1
top of page
Foto do escritorjorge dias

Preocupação não é estatuto

Antigamente era assim. Não sei bem se hoje deixou de ser. Mas sinto que é menos. Mas sei em concreto que o ar carregado de preocupação era um sinal de estatuto. Mais, era sinal de responsabilidade e de maturidade. E uma forma de colocar pessoas à distância.

Caí nessa armadilha durante muitos anos. Sabia que a preocupação era algo negativo, conduzia à ansiedade e até ao stress. Usava as tácticas do costume, mas bem lá no fundo eu tinha para mim que uma pessoa preocupada tinha estatuto.

Preocupava-me se não arranjava preocupação. Uma pessoa sem preocupações era alguém sem responsabilidades. Portanto, passava parte do tempo preocupado sobre que preocupações queria arranjar.


Não é um jogo de palavras

é que não adianta manipular a mente


Só com inteligência emocional conseguimos dar conta da armadilha. Não adianta manipular situações com truques e tácticas. De que serve um truque para atenuar estados de preocupação se bem lá no fundo ela representa estatuto e responsabilidade?

Este tema é muito sério porque não acontece só para a preocupação. O que te quero dizer é que podes saber todas a técnicas e tácticas e truques e estratégias para fintar momentos mais desafiantes... Mas o que vai definitivamente mudar tudo é a tua Filosofia de Vida, porque essa é que firma a tua inteligência emocional. Estatisticamente, não há correlação entre preocupação e qualquer um dos atributos apontados...


Apela agora à tua autoconsciência sobre a preocupação que trazes contigo. O investigador holandês Kets de Vries dizia:


«A preocupação é como uma cadeira

de baloiço, mantém-te em movimento

mas não te leva a lado algum...»


Claro que isto já sabes, mas no fundo, bem lá no fundo, sentes-te preocupado/a se não estiveres preocupado/a? Achas que ficas mais importante? Sentes-te mais responsável? Pensas que os outros te acham mais importante?

Se assim for, está na hora de mudares a tua filosofia de vida. Só assim te livrarás da ansiedade, da depressão, do stress e da insegurança.

Preocupação não é estatuto, é fragilidade e necessidade


Em Setembro, no Inteligência Emocional para o Dia-a-Dia

poderás tomar contacto com o teu Ego e domesticá-lo

podes saber um pouco mais por agora _____________________________________

Inteligência Emocional para o Dia-a-Dia, programa online 5 semanas

61 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


maria.j.figueirdo
Sep 11, 2020

Concordo inteiramente com o artigo. Preocupação na vida profissional ou pessoal não é a minha filosofia de vida. A nível profissional, a agitação/movimento não é sinónimo de produtividade. Produtividade vem do foco, e da motivação de se fazer as coisas em que acreditamos e com motivação, ou seja, dando o melhor de nós com muita alegria e satisfação. A nível pessoal, também já não sou tão preocupada, relativamente aos outros ou à casa. No decorrer do dia estabeleço as relações com as pessoas de quem eu gosto sempre que me é possível, e com quem se crua comigo e oriento a casa como possível. Tudo deixando de lado culpabilizações. Importante mesmo, é chegar ao fim do dia, com sentimento de não ter fugid…

Like
bottom of page