- Não, não tem, de todo!...
Há pessoas que receiam fazer uma formação de Programação Neurolinguística (PNL), porque pensam que terão de partilhar ou falar de questões da sua vida privada.
Durante o curso haverá muita prática, com técnicas e exercícios que permitem fazer o processo pessoal do participante. Mas isso não requer que se fale dos assuntos, a menos que deseje. Não precisa divulgar, falar, partilhar, nem sequer por tópicos.
- Muito bem, percebo, mas como será isso possível se eu não disser nada?
- O terapeuta ou coach apenas fará perguntas como estas:
O que sente?
Que emoções são essas?
Como é que isso afecta a sua vida?
Se resolver essa questão, o que ganha? O que lhe traz? O que pode atingir?
Então, como se quer sentir?
De 0 a 10, quanto é importante para si passar a sentir-se dessa forma?
Quem mais vai beneficiar com esse novo estado?
Quando foi o primeiro acontecimento? E para trás, há mais algo? Investigue...
Está disposto/a a ganhar uma nova fase na sua vida, não é verdade?
Muito bem, vamos fazer um exercício para que possa sentir-se leve?
Como vê, não é necessário falar de nada. O assunto está com o participante ou com o cliente e é do seu foro particular e íntimo. O coach ou terapeuta é profissional no uso de metodologias, exercícios e técnicas facilitadoras.
As técnicas abordam estados emocionais desejados a partir dos actuais. Os terapeutas de PNL não precisam de inteirar-se sobre os assuntos, a menos que o cliente deseje partilhar ou descrever.
Podem ser abordadas as questões mais profundas, do foro privado, que o participante ficará sempre protegido. Ele viajará pelos eventos, reflectirá sobre tudo, podendo ressignificar cada acontecimento. Fazer aquilo a que em PNL se chama de «Reenquadramento», retirando a aprendizagem e deixando a emoção.
O que ganha no final é maturidade emocional. Os assuntos não são resolvidos porque os indivíduos, mesmo sendo maduros fisicamente, são emocionalmente imaturos nas questões do passado que permanecem por resolver.
Freud dizia: «Emoções não expressas nunca morrem. Elas são enterradas vivas e saem de piores formas mais tarde»
Portanto, atente que não precisará de divulgar assuntos que não pretenda partilhar. Nem será pressionado para o fazer, nem directa nem indirectamente. É por isso que metodologias como a PNL e o Coaching são elegantes, respeitando a cem por cento a privacidade e o processo do cliente.
_____________________________________
Comentários