Compromisso, Lamento e Mexerico

October 15, 2017

Lamento e queixa, mexerico e culpa são o vazio em qualquer estrutura porque estádios em ausência de compromisso

Sem compromisso, não há investimento para realizar, solucionar, criar e construir. Só para mastigar a reprodução de comportamento, pensamentos e emoções. 

 

Marta queixa-se da vida, lamenta o ambiente da empresa, o que não tem, o que poderia ter, o que não consegue, o que não é capaz, o azar, a pouca sorte. 

 

Marta lamenta-se sem assumir o compromisso para a solução e seguir em frente

 

Pedro fala mal dos colegas, faz afirmações, juízos de valor sobre comportamentos, atitudes e a identidade dos outros. Fala de quem não gosta, de quem detesta, do que não tolera, do que os outros fazem mal, da sua incompetência, do que poderiam fazer.

 

Pedro mexerica sobre colegas, sem assumir o compromisso para os ajudar

 

 ___________________________

 

O nosso cérebro de mamífero requer compromisso para viver em comunidade e actuar em conjunto. O compromisso de resolver, solucionar, actuar e o compromisso para ajudar, apoiar e dar suporte. O compromisso leva à realização e ao sentimento de pertença.

 

Em empresas onde impera o lamento e o mexerico, o compromisso já não existe. A empresa encontra-se doente, sem energia para se renovar. Sofre a empresa e os colaboradores. Sofre o todo e as componentes do todo. 

Pessoa que se queixa e diz mal de outros não tem compromisso para resolver nem para ajudar. Sofre a pessoa e quem a ouve... 

 

De 0 a 10, quanto está comprometido? Reveja os seus valores de compromisso e anote o alívio que sente e o espaço que liberta para novas conquistas.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

O que pode e não pode

November 12, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts

November 12, 2019

September 9, 2019

Please reload

Archive