Ser o exemplo e Dizer o exemplo

October 30, 2017

Entre Dizer o exemplo e Ser o exemplo há algo de absolutamente diferente. A minha convicção é que Ser o exemplo é um acto de autoliderança. Um indivíduo diz «Quero ser líder». Eu respondo: «Então tens de Ser o exemplo» e não só Dizer o exemplo.

 

1 - Só os líderes São o exemplo. Entregam-no publicamente para que todos vejam e testemunhem as dimensões da atitude e do comportamento que levam a um sentido de missão e de propósito. Neste domínio, estão todos os que fazem e que, surpreendentemente, influenciam o mundo no seu processo de mudança constante. Ser o exemplo é correr o risco das possibilidades, que por vezes tão aterrorizadoras se apresentam. Ser o exemplo é mostrar o foco, a motivação e a determinação. É ficar vulnerável e exposto a críticas, a sarcasmos, a ironias e mesmo assim prosseguir Sendo o exemplo. Ser líder é estar focado no exemplo que É e Dá a si próprio, permitindo que os outros testemunhem. O líder assume o risco porque o que faz é para ele, sabendo aquilo que faz traz bem à envolvente. Ser o exemplo é o primeiro acto de autoliderança. Ser o exemplo é um exercício de vida, de experiência no concreto, na primeira pessoa e ao vivo.

 

2 - Dizer o exemplo é apenas e tão-só uma manifestação verbal sobre algo que não lhe pertence. Dizer o exemplo é fácil, grátis, simples, sem consequências e sem compromisso. Dizer o exemplo resume-se a esperar que os outros façam sem assumir qualquer risco e sem nada para mostrar e atrever-se a comentar algo que não viveu. É querer ensinar aquilo que não aprendeu.

 

- Ser o exemplo é fazer, assumindo o risco.

- Dizer o exemplo é esperar que o outro faça sem assumir qualquer risco.

 

Quantas pessoas conhece que Dizem o exemplo sem Ser o exemplo? A energia inspiradora da concretização vem dos que São o exemplo e daí eu dizer-lhe que é sobre esses que tem de direccionar o seu foco. Aí terá a fonte de informação completa e não só verbal. Pode ver, ouvir, sentir e ganhar sabedoria.

 

A partir de hoje, deste momento, foque-se apenas nos que SÃO o exemplo. Olhe para além das palavras, procure evidências e não perca tempo com os que apenas DIZEM o exemplo.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

O que pode e não pode

November 12, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts

November 12, 2019

September 9, 2019

Please reload

Archive