3 «verdades» mentirosas

July 5, 2018

São 3 falsas convicções aprendidas na infância. E aceitamos transportá-las até ao estado adulto, sem as pôr em causa. A convicção ganha em criança não cresceu no corpo de adulto. Você é crescido/a, mas a convicção é infantil.

Convicções e crenças são coisas que acreditamos serem verdades únicas e absolutas. E são estas mesmas «verdades» mentirosas que nos levam a estados de depressão, de stress e de ansiedade. 

Pensar sobre os pensamentos «verdadeiros» é a forma mais eficaz de encontrar verdades funcionais e desmontar as mentiras que decidimos acreditar.

 

 

1 - Convicção de que a bondade é recompensada

Ser bonzinho ou boazinha e condescendente será sempre recompensado/a. Se ceder, se for compreensivo/a, se for complacente, tudo se organizará para que seja premiado/a. 

Nada mais errado. Se abdicar de si e fizer apenas as coisas porque tem e deve fazer então passará a fazer coisas para os outros.

2 - Convicção de que merece menos que os outros

Estar sempre disponível para os outros, sacrificar os seus desejos pelos outros, gastar o seu tempo nos interesses dos outros, não conduz à satisfação. Pelo contrário, quando descobrir que é deixado/a para trás vai ficar com ressentimento. Pensar em si e nas suas prioridades não é uma questão de egoísmo, é sim tratar de si.  

 

3 - Convicção de que é mau zangar-se

Ficar zangado/a, insatisfeito/a ou com raiva são estados emocionais naturais. Se pensa que ter inteligência emocional é nunca manifestar estes sentimentos poderá direccioná-lo/a a uma depressão. A convicção de que manifestar insatisfação é desadequado conduzirá sempre à repressão emocional. É bom que aproveite a energia destes estados para seu bem e bem dos outros, mas deixe que percebam como se sente. Tem o direito a isso.

 

Não culpe os seus pais, os seus educadores, a envolvente em que foi criado. Eles fizeram o que sabiam fazer e tinham as estratégias que acharam mais adequadas. 

Agora é hora de olhar a imagem do búfalo e pensar se as suas «verdades» não estarão a abalar o seu potencial.

 

https://www.jdias.org/practitionerpnlecoaching - para trabalhar na sua verdade mais pura

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

O que pode e não pode

November 12, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts

November 12, 2019

September 9, 2019

Please reload

Archive
Please reload