Mandamento 1 da Inteligência Emocional

February 26, 2019

Pensarás no que sentes

para assim gerires as tuas emoções

Para assim teres mais confiança nas tuas escolhas e decisões,

que suportam as tuas atitudes, comportamentos

e convivência com os teus semelhantes

 

O primeiro e mais essencial dos mandamentos para a inteligência emocional rege todos os outros e é uma verdade absoluta. E determina os níveis de confiança e dúvida de cada indivíduo.

O primeiro mandamento é um princípio matemático para uma existência mais equilibrada e resume-se assim: 

 

_____ levar o foco para as emoções _____

A questão principal a reter é que depende de cada pessoa fazer esse processo. O grau de sucesso será tanto maior quanto o empenho do indivíduo. Levar a atenção constante para as sensações, emoções, sentimentos e sobretudo para os sinais que o corpo emite. Descodificar e traduzir essa informação, esses sinais, e usá-los para decisões, comportamentos e atitudes.

Monges, religiosos, eremitas, ioguis e todos os chamados mestres-zen são apontados como sábios, objecto de metáforas e reconhecidos como pessoas conhecedoras dos mistérios da vida emocional e da interioridade. 

No passado, a subjectividade definia o conhecimento destes personagens. Hoje, a tecnologia posta ao serviço da ciência mostra em factos os efeitos do foco nas emoções. 

 

A área que identifico como mais extraordinária é o estudo da Confiança e da Dúvida.

||| - As pessoas com mais confiança e optimistas são as que têm uma melhor relação consigo próprias, conhecendo as suas emoções, o que lhes provoca acções e reacções, tendo assim também mais percepção das emoções dos outros. Têm o foco dirigido para dentro, para a informação e não para a matéria, que está na envolvente.

||| - Do lado oposto estão as pessoas com mais dúvidas, pessimistas, que têm o seu foco dirigido para fora, para o exterior, para a matéria, e por isso mesmo são mais inseguras, mais hesitantes e mais pessimistas.

 

Deixo-lhe esta ferramenta informal e rápida para medir cada uma das suas decisões no dia-a-dia, aquelas com mais importância. Saiba se cada uma das suas decisões é mais movida pela Dúvida ou pela Confiança

 

Dúvida 0 _|_____________________|_____________________|_ 10 Confiança

 

Saiba também que, para estudar estes pólos subjectivos, a ciência recorreu a esta ferramenta. Verá que parte da subjectividade desaparecerá e vai confrontar-se com o seu padrão de decisão (dúvida ou confiança), que influenciará as suas escolhas, atitude e comportamento. E assim os seus RESULTADOS

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

O que pode e não pode

November 12, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts

November 12, 2019

September 9, 2019

Please reload

Archive