O poder do deixar para trás

July 22, 2019

_ Deixar cair o ressentimento, a culpa, a vergonha e o medo _

_ Deixar para trás tristeza e raiva por algo ter acontecido como aconteceu _

 

Talvez a forma mais eficaz de concluir este processo é trazer agora à sua presença gratidão, inspiração e alegria.

 

Proponho-lhe um exercício imediato. Escreva 5 coisas por que está grato ao dia de hoje, neste preciso momento. Escreva num papel, no bloco de notas do telemóvel, num guardanapo de papel se estiver no café. Registe a constatação.

Não lute com o passado e acontecimentos idos que lhe deram experiência. A lutar vai fortalecê-los em si, sendo que agora nada a fazer há. Se decidir lutar contra isso, ficará a olhar para trás. Crie antes uma realidade mais brilhante, olhe para a frente a partir do agora e agradeça 5 coisas que tem hoje.

 

Garanto-lhe que, assim que registar as 5 coisas por que está grato ao dia de hoje, sentirá uma onda de bem-estar, mesmo que subtil, no seu corpo. Estará a dar ao seu organismo um impulso de vida e a produzir químicos do bem-estar, da esperança e da força de viver

 

De cada vez que a sua mente recordar algo negativo, leve-a logo para a gratidão do que tem hoje, que é fruto do somatório de tudo o que viveu até hoje, o que define como bom e como mau.

____________________________

 

Extracto de conversa entre um pai e um filho adulto

 

- Recordas-te sempre dos livros da 1.ª à 4.ª classe? Quando não sabias nada e sofrias para aprender? Quando a tua mãe te obrigava fazer os trabalhos de casa? E quando nas férias tinhas de fazer 20 cópias, 10 ditados, 30 cálculos de aritmética, etc., etc?

- Lembro-me de tudo isso, mas não me chateia.

- Lembras-te quando eu te punha de castigo por teres chumbado a 3 disciplinas?

- Lembro-me vagamente, mas não me afecta.

- Porque é que essas coisas não te chateiam nem te afectam?

- Oh, se não tivesse sido assim, não teria aprendido nada, nem a ler nem a escrever.

 

- Então a partir de agora entende dessa forma as coisas que aconteceram depois, com pessoas e situações. Considera que, se não te tivessem aparecido, hoje são saberias ler pessoas e escolher o que é e quem é mais adequado para ti. Se não te tivesse acontecido o que aconteceu, quem serias tu hoje? Tinhas experiência em quê?

- Há coisas que são injustas e não havia necessidade...

- Não é uma questão de necessidade, é o que aconteceu. Identifica nessas coisas que dizes injustas que competências ganhaste com elas? O que podes fazer com isso agora que te impulsione para a frente? Deixa para trás a tristeza, a raiva contida, a culpa e a vergonha e sê grato por aquilo que te aconteceu, pelas pessoas que conheceste. Inspira-te nisso e alegra-te.

_____________________________________

 

Consulte os nossos programas de Liderança e Inteligência Emocional e de PNL&Coaching, direccionados às soluções e à flexibilidade emocional

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

O que pode e não pode

November 12, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts

November 12, 2019

September 9, 2019

Please reload

Archive
Please reload