O que é a Espiral Dinâmica

 

 

O comportamento das pessoas está de acordo com

um ou mais níveis da Espiral. Assim, por exemplo,

Uma pessoa que se rege pelos valores de Azul não

compreende outra que se orienta pelo Laranja, sendo 

que esta percebe o Azul, tendo assim possibilidade 

de minimizar conflitos. 

 

Num outro exemplo, uma pessoa que se rege por

Amarelo e vive num ambiente Laranja estará em

conflito porque os valores de ambos são incongruentes.

 

A Espiral Dinâmica não serve para classificar nem

para colocar pessoas em caixinhas, Azul, Laranja,

Verde, etc. É uma ferramenta de Coaching para

identificar a congruência e assim saber como lidar com os ambientes externos e connosco próprios. Identificar o que está por detrás do que faz e obtém. Compreender o que pode fazer para ascender a um outro nível de entendimento, uma nova fase da Espiral.

 

Uma teoria criada a partir da investigação do psicólogo Clare Graves nos anos 50. Representa um contínuo

de evolução à medida que se vai subindo na Espiral, tendo em conta que cada nível tem a sua fase 

de maturidade logo seguida de uma fase de crise que mostra incapacidade de resolver os problemas

do Homem, das sociedades e do mundo.

 

Por isso, cada nível da Espiral dá origem a outra, num contínuo alternado entre Capacidades de Mente

e Condições de Vida. Quando as Condições de Vida se modificam e se tornam mais exigentes, são

requeridas novas Capacidades Mentais do Homem para lidar de forma mais adequada com as novas

Condições de Vida.

 

 

 

Assim, e muito sucintamente:

 

1 - Bege (Instintivo) - O primeiro estádio de existência, em que o Homem sobrevive de acordo com os seus instintos e pulsões naturais. Sem noção de espaço e tempo. Hoje, não encontramos este estádio, podemos apenas fazer alguma ligação com doentes, por exemplo, de alzeimer.

 

2 - Roxo (Animista) - No segundo nível da Espiral procura-se a segurança e a estabilidade e por isso viver segundo as tradições, seguindo e defendendo os métodos conhecidos e transmitidos pelos mais velhos. Viver em grupo ou em tribo assegura a existência. As crenças em espíritos, em deuses e em mitos orientam a vida das comunidades. Hoje, podemos encontrar estes traços ainda em sociedades tribais ou em grupos e pessoas que se orientam por tradições, espíritos e mitos.

 

3 - Vermelho (Egocêntrico) - O terceiro nível da espiral marca o início do individualismo, da procura da satisfação imediata, em oposição à influência e domínio do grupo. No Vermelho sai reforçada a obediência,

o autoritarismo, o poder de um sobre os outros numa expressão mais violenta e agressiva. Hoje ainda é fácil encontrar modos de vida vermelho em sociedades em desenvolvimento ou em grupos de gangues.

 

4 - Azul (Absolutista) - Os métodos do vermelho mostram-se ineficazes para resolver os problemas do Homem e uma nova fase emerge. O Azul. Há necessidade de regrar e regular para assegurar a evolução, a paz e a segurança. As grandes estruturas religiosas, as organizações estatais e a burocracia fazem emergir uma era absolutista. Aceita-se que é necessário sacrifício no presente para uma compensação posterior. Hoje está ainda muito presente este traço nas nossas sociedades, umas mais do que outras, principalmente nas instituições do Estado e na Igreja.

 

5 - Laranja (Materialista) - A intensidade do Azul mostra-se incapaz de continuar a resolver as grandes questões da humanidade. O Laranja emerge então, numa era em que a tecnologia e a ciência mostram novas realidades. Explorar os recursos, ambicionar uma boa vida, tirar satisfação do materialismo, do sucesso, de uma forma mais elegante de explorar possibilidades. Hoje vêem-se traços deste nível da Espiral em todo o lado, seja em sociedades ou em organizações.

 

6 - Verde (Relativista) - O Laranja foi extraordinário, mas o planeta está em risco. As desigualdades entre os que têm sucesso e os que não o têm e a distribuição desequilibrada de recursos leva à emergência do Verde. A necessidade de respeitar o grupo, de ter um sentimento de pertença, uma ligação ao todo, com mais foco na vertente humana e não no materialismo. Hoje já se constata este traço da Espiral em sociedades, principalmente em organizações não-governamentais.

 

7 - Amarelo (Sistémico) - Nesta fase o Homem move-se para uma maior ligação ao universo. O Amarelo representa Dar em vez de Tirar. Os medos desaparecem, uma nova consciência requer responsabilidade, sem discriminar, sem excluir. Há recursos para todos e oportunidades para cada indivíduo se exprimir individualmente respeitando os outros. Hoje ainda é muito difuso este estádio da Espiral, porém podemos encontrar sinais da sua existência, principalmente em organizações e pessoas ligadas intrinsecamente a ciências do desenvolvimento pessoal.

 

8 - Turquesa (Holístico) - Este nível da Espiral representa o grande salto na evolução. Estar em união com o todo. Nesta fase, ainda incompreensível para nós, o Homem não se rege por medos, não se entrega a processos de vassalagem, não instrumentaliza, não faz vénia ao sofrimento. Está pois investido num estilo de vida em comunhão com a natureza. Hoje ainda não é visível qualquer traço evidente desta fase, sendo assim uma evidência lógica da evolução assente no facto baseado na tendência. 

ESPIRAL DINÂMICA 
O método que explica tudo
   Em que fase da espiral se situa? Porque se sente como se sente e pensa como pensa?

 

Saber o que fazer para viver melhor. Uma pessoa com pensamento Verde e a viver uma realidade Laranja está em conflito. Uma pessoa com pensamento Azul não compreende outra com pensamento Amarelo.
Todos somos OK, só temos de saber mais sobre o que nos orienta e o que orienta o mundo que nos rodeia

 

BEM-VINDO/A AO MUNDO DA ESPIRAL DINÂMICA

Três charts que ilustram a identidade
de uma pessoa na área do trabalho, na sua vida particular e no estádio de em que se encontra:
Estável, em Mudança ou Bloqueada.
 
Cada pessoa hoje integra todos os níveis da Espiral,
mas seguramente tem um ou dois níveis
mais presentes. Pode, por exemplo, estar centrada
no Verde ou em trânsito para o Amarelo, ou bloqueada num dos níveis à procura de solução para a sua vida...
 

© 2013 by JD communication - Portugal - jd@jdias.org - 913254041