Perguntas Frequentes sobre Coaching

 

Algumas noções sobre a metodologia do Coaching, para muitos ainda um mistério. Coaching não é Consultoria, Mentoring, Aconselhamento, Terapia, Psicologia. 

01

02

03

04

05

06

O que é Coaching?

Uma metodologia, uma estrutura. Funciona à base de perguntas e exercícios de forma a conduzir o indivíduo ao que deseja e ao que quer efectivamente. O coaching integra variadíssimas ferramentas de outras metodologias, como a Programação Neurolinguística, a Espiral Dinâmica, a Psicologia, a Hipnoterapia, a Linguística, a Informática, etc. Porém, a estrutura é única e não confundível com as outras áreas ou métodos. 

 

 

É garantido que atinjo resultados?

O Coaching está a tornar-se famoso e muito atractivo pelos jogos e exercícios que integra. Essa plasticidade do coaching provoca algum fascínio e permite até informalidade no uso de algumas ferramentas. Porém, não é de todo um passatempo. Se for assim usado, não passará disso mesmo, um passatempo sem consequências positivas. Assim, é garantido que atinge resultados, se os desejar suficientemente, se a força do querer e o empenho tiverem força. 

 

 

Em média, quanto tempo é necessário?

Nesta metodologia, os resultados atingem-se com alguma rapidez. Claro que depende sempre, a todo o momento, do empenho do indivíduo e não tanto do coach. Por norma, o número máximo de sessões são dez (10) por cada objectivo. Depende da complexidade da situação ou do empreendimento. Muitas vezes até em quatro sessões se atingem resultados consistentes. 

 

 

E a diferença entre coaching e outras metodologias?

A maior diferença é que no coaching não se dão sugestões, opiniões ou conselhos. Não se tecem considerações sobre os assuntos. O cliente é que sabe da sua vida, o coach percebe de coaching. E o papel deste é estar disponível e acompanhar o cliente na sua jornada, levando-o às soluções, conduzindo-o a reflexões estruturadas. Além de que não há dependência.

 

 

 

E a PNL, para que serve?

A PNL, Programação Neurolinguística, é uma ferramenta poderosa de coaching, cuja estrutura é a mesma do coaching. A diferença é que é eficaz a nível emocional, na transformação de crenças, de convicções e desbloqueador no que respeita a episódios de vida mais traumatizantes. A PNL tem uma extraordinária eficácia na terapêutica emocional, como o tratamento de fobias, aumento da auto-estima, constelações familiares, etc. É altamente eficaz e elegante.

 

 

E a Espiral Dinâmica?...

É uma estrutura científica, criada e desenvolvida pelo americano Clare Graves nos anos 50 e que, através de três questionários muito específicos, fornece o retrato detalhado do quadro de valores do indivíduo ao nível de padrões de pensamento e indicador de mudança e integração social. A Espiral fornece em detalhe o mapa mental de indivíduos e de grupos de forma a poder guiar-se com mais qualidade de vida. Diríamos que é a ferramenta das ferramentas e, claro, por excelência, integrada no coaching. 

 

© 2013 by JD communication - Portugal - jd@jdias.org - 913254041