São Líderes ou é só «Música»? (II)
- jorge dias
- há 11 minutos
- 2 min de leitura
A palavra «liderança» é sexy. É um conceito que todos querem usar, mas na esmagadora maioria das vezes é atribuído a simples chefes e a autênticos cobardes institucionalizados. Pessoas que se dão ares de importância, que sabem todos os preceitos de etiqueta e protocolos, passadeiras vermelhas, linguagem corporal, cumprimentos, abraços, etc., etc.
Na verdade, vejo gente de mais entitulada de líderes, mas que tão-só são teóricos, seguidores e lambe-botas. Apregoam conceitos de liderança com discursos musicais muito afinados, mas quando passam à prática desafinam. É fácil afinar a música quando se FALA, o problema é afinar quando se FAZ, na atitude e no comportamento, nas decisões.

Mas em vez de lhe lançar uma melodiosa argumentação, lanço- lhe antes um desafio: Repare no que o entitulado líder FAZ e descobrirá logo se é apenas um músico. OIÇA, depois VEJA, depois SINTA e finalmente DECIDA: Será líder ou músico? Líder FALA e FAZ
Alguns exemplos sobre os «líderes» da actualidade:
- «Líderes» que instigam os outros para a iniciativa e não tomam iniciativas
- «Líderes» a encorajarem outros para se arriscarem e que nunca arriscaram
- «Líderes» que apregoam o empreendedorismo e que nunca empreenderam
- «Líderes» que pedem para se atrever e que nunca se atreveram
- «Líderes» que falam de trabalho sem nunca terem trabalhado
- «Líderes» que opinam sobre a tão na moda zona-de-conforto e nunca saíram dela
- «Líderes» que falam em reconhecer e que só querem ser reconhecidos
- «Líderes» que falam de protocolos, regras e leis e os subvertem na primeira oportunidade
- «Líderes» que apregoam a honestidade e que não a honram
- «Líderes» que apelam ao exemplo mas nunca o dão
- «Líderes» que incitam a que demos o primeiro passo, mas que nunca o dão
E tantos outros exemplos poderia dar... Esteja sempre atento à pessoa que FALA sobre liderança. Verá que vai encontrar gente que não sabe do que fala e não passa apenas de músico afinado nas palavras mas muito desafinado na prática. Liderança não é música, é acção, é exemplo e é dar o primeiro passo antes de todos os outros.
Há pouco tempo um ex-professor meu disse-me que «nos EUA as empresas já não se interessavem muito por cursos e formação em liderança, porque as coisas estavam cada vez pior. Quanto mais investigação havia, quanto mais conhecimento, mais piorava a situação». Não soube dizer-me ao certo o estudo desta realidade, mas acredito que as coisas sejam como diz. Basta tomar consciência do que se passa no mundo e sente-se algo, sente-se uma pobreza franciscana na área das lideranças, e ainda mais no topo, onde são necessárias decisões e actos que impactam o maior número de pessoas, países e até o mundo.
Liderança não é texto e descrições longas e musicais de características e atributos. Liderança não são estudos puramente académicos formatados. Liderança é prática, exemplo e arriscar a pele, fazer o que tem de ser feito. Não é para todos, na verdade.
___________________________
Voltarei ao tema para definir o que são líderes e dar exemplos
Bem-hajas e até breve
Comentários