Liderança? O que é isso?
- jorge dias
- há 26 minutos
- 2 min de leitura
Jornais, noticiários, redes sociais, textos académicos e outras fontes insistem em chamar de líderes todo e qualquer tipo de pessoas.
Mas ao mesmo tempo, surgem textos nas mesmas fontes a diferenciar líderes de chefes. Não se percebe a incongruência. Se dá todo o crédito a estas fontes, então deitem-se fora todos o papers científicos, literatura da especialidade e toda a investigação feita até hoje.
O conceito de liderança é muito sexy e atractivo. Todos se querem colar ao mesmo por ser uma qualidade de alto nível, uma definição que é por si só um elogio e promove admiração e respeito.

Muito bem, a questão é olhar para quem se auto-entitula de líder ou é entitulado.
Directo à questão e a exemplos paradigmáticos, deixo alguns que considero mais marcantes. Putin, Nicolás Maduro, Kim Jong-un, Ali Khamenei, Alexander Lukashenko, Hitler, Mussolini, Salazar, são exemplos, não de líderes, mas sim de chefes tóxicos com todos os atributos associados. Desconcertante como se chamam a estas pessoas de líderes. Quando muito serão chefes de estado ou presidentes. Ditadores não são líderes, veja-se o que dizem os textos sobre chefias, quais os traços e os comportamentos e vão ver que condizem.
Por outro lado, Emmanuel Macron, Keir Starmer, Marcelo Sousa, Luís Montenegro, António Costa, Ursula von der Leyen, Donald Trump e outros tantos, porque são mesmo tantos, são realmente uma multidão, não passam de seguidores, medrosos, cobardes, teóricos. Pessoas que não arriscam a pele e que só gerem a imagem e o estatuto. Que levam a vida a passar pelos intervalos, umas enguias sem identidade própria nem ideias. Não são líderes nem chefes. Não se faça confusão, pois as definições e as características de uns e de outros não coincidem em nada com estas entidades.
Um dado muito curioso é que basta que alguém tenha relevo e esteja à frente de um país para ser chamado de «líder», porém se a mesma pessoa estivesse numa empresa ou numa estrutura mais pequena, seria apenas um chefe.
Consulte textos sobre o estoicismo e encontrará por certo exemplos de liderança que ajudarão a definir o que é e não é um líder. Aviso de que vai concluir que não há líderes hoje, ou melhor, há muito poucos, são raríssimos
Enfim, por certo nunca pensou nisto bem a sério e tem de arrumar ideias. Mas pense antes de definir alguém, porque se dei exemplos extremos, servem para que olhe para quem está em comunidades, em empresas, organizações do estado, em grupos, associações, colectividades, clubes, enfim.
Voltarei ao tema, bem haja e até breve…
Comentários