https://go.hotmart.com/Y61853049U?dp=1 Ignorância ou Estupidez?...
top of page

Ignorância ou Estupidez?...

A IGNORÂNCIA é muito mais grave do que a estupidez. Porque quem tem ignorância também tem a oportunidade de se informar, de obter conhecimento para falar das coisas com o mínimo de lógica. Ignorância é falta de conhecimento ou acreditar no que é falso, precisamente por falta de informação.

Já a ESTUPIDEZ é um atributo ligado à falta de inteligência ou capacidade para pensar. Não depende da procura de informação ou de conhecimento. Além de que o indivíduo estúpido é por norma desagradável e grosseiro, recorrendo ao achincalho e ao desdém.



A solução para lidar com a Estupidez é a indiferença. Não se enrole numa discussão com um estúpido. Vai ser derrotado. É inútil argumentar, explicar, tentar fazer-se entender.

De outro modo, para lidar com a Ignorância há uma primeira fase em que se tenta descobrir se o ignorante está aberto a receber informação ou conhecimento. Se não for o caso, então fuja, evite dialogar com tal entidade. Se um ignorante tem a capacidade para se informar, mas não o faz por opção própria, isso é mais grave do que ser estúpido.


Nada melhor do que nos mantermos saudáveis, colocando-nos longe de estúpidos e ignorantes. Às vezes, muitas até, não é fácil. Porque estas entidades há-as em abundância e até conseguem por curtos períodos de tempo fazer-se passar por pessoas civilizadas. Mas assim que identificar o indivíduo estúpido ou ignorante, é hora de sair do contexto.


Deixo-lhe alguma citações sobre estupidez e sobre ignorância, para que possa pensar com quem acompanha e fazer a triagem.



"Não há outro inferno para o homem além da estupidez ou da maldade dos seus semelhantes" Marquês de Sade autor de Os 120 dias de Sodoma, passado para filme por Pasolini

"A universidade desenvolve todas as capacidades, inclusive a estupidez" Anton Tchekhov, dramaturgo russo, médico, autor

Anton Tchekhov toca aqui num ponto da máxima importância. Não é por se ter uma licenciatura, um mestrado ou um doutoramento que prova a inteligência do indivíduo. Pelo contrário até pode reforçar a estupidez. Igualmente o facto de se ser catedrático, ser autor de livros ou ter muitos seguidores e fama não é sinal de inteligência. Cargos, funções, estatutos não definem o indivíduo.

Agora as citações sobre a ignorância.


"Dar conselhos a um homem culto é supérfluo; aconselhar um ignorante é inútil" Séneca, filósofo, um ícone do estoicismo

"A sabedoria e a razão falam; a ignorância ladra" Arturo Graf, poeta italiano

"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância" Luther King, político e pastor americano

________________________________


Aprender mais e escolher o caminho para a espiritualidade é algo de valor. Esta pode ser uma opção para aprender a escolher caminhos e a afastarmo-nos de ignorantes e estúpidos

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page