O capital espiritual tem o seu habitat nas emoções. É um mundo independente dentro de si e que a todo o momento lhe dá sinais concretos. É informação preciosa para a tomada de decisões, fazer escolhas, empreender.
Conhecer bem esta dimensão exige que faça o mesmo que os navegadores portugueses fizeram na época dos Descobrimentos. Lançar as embarcações ao mar e navegar, à descoberta dos novos mundos que sabiam que existiam.
Em sentido literal, implica encontrar-se com o desconhecido, ter receios, medos, dúvidas, mas mesmo assim continuar a viagem, mantendo a curiosidade sobre o momento seguinte, acumulando em conhecimento que sensações e emoções sente e o que é que elas dizem sobre si. Sobretudo dizem-lhe tudo sobre o que faz sentido para si, o que o/a motiva e o tipo de ligação tem consigo e com a envolvente.
A dimensão que chamo aqui de espiritual é composta por: Sentimentos, Afectos e Emoções
Do outro lado está o mundo material, no plano das coisas. Que tem vários níveis:
1 - Plano dos objectos: Casa, carro, vestuário, acessórios como relógios, colares, pulseiras, anéis, telemóvel e todo um mundo de objectos físicos.
2 - Plano do estatuto: Está ligado ao anterior e define-se como os conceitos mentais de statu social, de importância, de valor, de imagem, de honra, de poder.
3 - Plano das tarefas: Nesta dimensão cabem as regras e os procedimentos diários que vezes de mais ocupam o tempo todo como se fosse esse mesmo o propósito de vida. Identifica-se aqui muito o «tenho de», o «devo» e o «preciso de».
4 - Plano da dualidade: A dicotomia do bem-mal, certo-errado, prazer-desprazer, feio-bonito. Que passam por interpretações da mente sobre acontecimentos neutros.
O mundo material é útil como meio para chegarmos ao nosso mundo espiritual. Quando é usado como um fim, fica o indivíduo desligado de si e apresenta sinais a que chamamos comummente de «no automático», a agir de forma «mecânica» e impulsiva.
Caro leitor, a escolha por uma maior espiritualidade e autoconhecimento vai exigir de si o seguinte: mais tempo e mais foco para si mesmo, para a sua interioridade.