• JDias

Pensamento Blue Sky


Pensamento Blue-Sky ou «idealização sem limites», segundo Robert Schiller, professor de Economia da Universidade de Yale, EUA, é a exploração de possibilidades totais. Consiste no seguinte:

Considere todas as possibilidades, independentemente da sua exequibilidade. Pensar blue sky é pensar no que é que gostaria de SER, FAZER e TER, tanto em termos de recursos como de resultados. Se tudo fosse possível.

Faça 3 listas de pelo menos 20 itens, tendo em conta as áreas Ser, Fazer, Ter. E depois reduza-as a 4 objectivos-chave. O único perigo será mesmo realizar aquilo a que se propôs.

Um dado adquirido é que as pessoas que estabelecem objectivos alcançam e atraem mais, porém os estudos apontam para que só cerca de 5% dos líderes nos negócios escrevem o que querem atingir, alcançar, atrair ou fazer. E mesmo assim, só cerca de 1% alcança esses objectivos, porque os definiram mal, são vagos, não mensuráveis e confusos. E principalmente porque os definiram já com limitações e objecções. Use o modelo Blue-Sky. Os sonhos, as idealizações, nunca são realistas, por se o fossem ainda estávamos na Pré-História. Pense Blue-Sky, pense para lá dos limites...

#liderança #emoções #desenvolvimentopessoal #autoajuda #afectos #sentimentos

18 visualizações

© 2013 by JD communication - Portugal - jd@jdias.org - 913254041