https://go.hotmart.com/Y61853049U?dp=1 Emoções, do Ocidente ao Oriente...
top of page

Emoções, do Ocidente ao Oriente...

O factor que acho mais fascinante quanto às emoções é que elas não têm credos, raças, geografia, política, género, etc. Por serem parte integrante de todos os seres, e humanos, são válidas todas as abordagens: ocidentais, orientais, religiosas, espirituais, científicas e filosóficas.


Abordagem ocidental das emoções é diferente da abordagem oriental, tal como a da filosofia com a religiosa

Da filosofia ocidental temos Sócrates, Aristóteles e Platão, e temos também Kant. Da corrente oriental temos o relevante Budismo. Mas o Ocidente tem também vasta produção científica. Talvez a mais importante diferença é que, enquanto a abordagem ocidental vê as emoções mais orientadas para estruturar a vida social, o Oriente define-as como essenciais para estruturar a vida espiritual, a vida interna.


IE não é controlar o outro, o ambiente ou os eventos como anseiam as pessoas. IE é sobre ti, sobre a tua vida interna


Se te interessas por inteligência emocional ou áreas que envolvam emoções, não te fiques apenas pelos dados académicos. Investiga mais, pois os líderes da abordagem ocidental já consideram há muito a oriental, antes definida como subjectiva. Em 2000 e 2001, um grupo de cientistas, professores, filósofos e monges tibetanos juntaram-se para estudarem o cérebro de um monge enquanto medita e trabalhar na gestão das emoções tóxicas: raiva, tristeza, insegurança, inveja, egoísmo, ciúme, etc. Daniel Goleman e o Dalai Lama estiveram envolvidos.


Para mim, a abordagem mais espiritual é a mais significante, profunda e eficaz. E é por isso mesmo que no meu programa Inteligência Emocional para o Dia-a-Dia, essa vertente está bem presente. Considera tudo o que contribua para gerir o estado interno, das fontes religiosas às espirituais, da filosofia à psicologia, da ciência ao desenvolvimento pessoal.


21 Setembro, Inteligência Emocional para o Dia-a-Dia

poderás tomar contacto com o teu Ego e domesticá-lo

podes saber um pouco mais por agora _____________________________________

Inteligência Emocional para o Dia-a-Dia, programa online 5 semanas

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page