Tempo de Desenvolvimento Pessoal

A procura da felicidade e do sentido de vida não está tão longe como imaginamos, nem precisa ser procurado em algum lugar secreto. No seio da psicologia positiva, nomeadamente com o trabalho da psicóloga Sonja Lyubomirsky, apesar de 50% da felicidade residir em aspectos genéticos e 10% nas circunstâncias, 40% dependem do nosso estado interno, associado a acções, atitudes e optimismo.

E isto quer dizer o quê, concretamente? 40% está sob o nosso controlo e domínio. Imagine o que seria se «conseguisse controlar 40% das condições climatéricas»? E também «40% do trânsito nas suas viagens»? Seria muito significativo, certo? O mesmo acontece com a nossa vida, basta que criemos os nossos próprios conteúdos.

Tendo isto presente, Desenvolvimento Pessoal é assumir a responsabilidade do que faz com o seu tempo e o que coloca dentro dele. E essa responsabilidade grande parte das pessoas não quer assumir, por isso é tão comum o «Não tenho tempo», «Não tenho idade para isso», «Já é tarde para isso», «Sou velho de mais», «Já não vou a tempo», «Já lá vai o tempo». Assumir a responsabilidade é deixar de apontar a limitação ao tempo, porque não ter tempo para uma actividade é o mesmo que dizer que não está nas suas prioridades. E as prioridades são os drivers, as diferenças que fazem a diferença.


Com os 40% de total controlo, muito do bom ou mau tempo que está lá fora é provocado pelo bom ou mau tempo que vive dentro dentro da mente e não tanto o contrário. Porque, apesar do bom ou do mau tempo que está lá fora, nem sempre o clima tem de mudar cá dentro. Ele pode permanecer estável enquanto lá fora há instabilidade. O clima interno da mente é assim bastante autónomo porque autogerível.

Porém, a maior parte de nós não está preparada para acolher este vislumbre. Estamos preparados para admitir a superior «verdade» de que o que acontece externamente determina totalmente o clima interno.

Tempo é como uma embalagem. E essa embalagem foi por nós dividida em segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos. Existe na mesma medida para todos e, grosso-modo, à mesma velocidade para todos. O que você faz na vida é o que coloca dentro do seu tempo. Esse é o conteúdo. Portanto, a embalagem para si é igual à embalagem de todos os seus conterrâneos no planeta. O que fará a diferença é o conteúdo e esse é você que decide. Ao contrário da embalagem, que é uma dádiva permanente e igual para todos, o conteúdo já pertence a cada um de nós. E o que faz a grande diferença.


Em 2020, como em todos os anos seguintes, lembre-se sempre de si. Desenvolvimento Pessoal é o maior dos investimentos que pode fazer na vida. O conteúdo de valor dentro do seu tempo disponível.

_____________________________________

Consulte os nossos programas de Liderança e Inteligência Emocional e de PNL&Coaching, direccionados às soluções e à flexibilidade emocional

#liderança #emoções #desenvolvimentopessoal #autoajuda #afectos #sentimentos

0 visualização

© 2013 by JD communication - Portugal - jd@jdias.org - 913254041