https://go.hotmart.com/Y61853049U?dp=1 Técnica do Savoring para o optimismo
top of page

Técnica do Savoring para o optimismo

Um método da psicologia positiva (criada pelo psicólogo Martin Seligman no final século passado). Trata-se da capacidade de saborear, apreciar, desfrutar e valorizar experiências positivas. Sejam elas do passado, do presente ou do futuro. Pessoas que dedicam tempo a saborear são mais confiantes, satisfeitas e optimistas. E tudo começa no presente. É simples, tão simples que se fica desarmado. O exemplo mais relevante é o de Buda, que se sentia iluminado quando tornava extraordinário algo banal. Simplificando, o Savoring induz a mente a inundar-se de eventos inspiradores que a levam a sentimentos de recompensa. Pode praticar esta técnica de forma simples e autónoma a partir deste exercício simples que lhe proponho. Deixe surgir a criança dentro de si e permita-se a explorar tudo e a procurar o sentido da vida. Torne-se um optimista. Vejamos:

1 - Savoring do PASSADO Recorde algo do seu passado, um acontecimento de êxtase, de satisfação, de realização, em que se sentiu pleno, completo, feliz e motivado, esquecido do tempo. Quando encontrar a memória desse evento, saboreie-o, reviva-o com intensidade, veja, ouça e sinta o que experienciou. Deixe emergir toda essa memória e permita que inunde o ser corpo. Saboreie tudo por momentos.

2 - Savoring do PRESENTE Foque-se agora em algo perfeitamente banal e familiar e torne-o fenomenal por momentos. Algo a que está habituado a conviver, que é um dado adquirido e que por isso se calhar tem escapado à sua atenção plena. Por exemplo, um flor, o céu, um objecto, um insecto até, que de tão insignificante, pequeno e frágil não costuma merecer a nossa atenção plena. Identifique esse objecto ou esse algo e foque-se nele por um largo momento como se fosse extraordinário. Sinta-se iluminado e saboreie.

3 - Savoring do FUTURO Faça agora uma viagem ao tempo que há-de vir para saborear por antecipação. Por momentos, crie uma imagem rica de algo que quer experienciar. Encontrar o amor, ser mais livre, mais autónomo/a, ter ao seu dispor todas as possibilidades, conseguir o trabalho que deseja, dedicar-se à sua actividade de sonho, cumprir o seu propósito. Crie essa imagem, não a racionalize, apenas dê asas ao que surgir. Um cenário atractivo e inspirador. Saboreie.


Adopte o Savoring (Saboreando) e torne a sua mente numa fábrica de pensamentos enérgicos, num campo cultivo de ideias entusiasmantes, num mar de satisfação, alegria e propósito. Torne-se um optimista, saiba promover emoções e pensamentos que lhe tragam prosperidade.

- Saiba que o savoring não se confina apenas a exercícios de programação mental, mas também a comportamentos observáveis. Num próximo post abordarei de novo esta temática.

_____________________________________

Consulte os nossos programas de Liderança e Inteligência Emocional e de PNL&Coaching, direccionados às soluções e à flexibilidade emocional

423 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page