https://go.hotmart.com/Y61853049U?dp=1 É Reactivo ou Proactivo?...
top of page

É Reactivo ou Proactivo?...

Espera que os outros conduzam ou toma a iniciativa? Estas são questões de personalidade, associadas aos Metaprogramas da PNL. Todos nós temos percentagens de uma e outra característica, mas há pessoas que, por serem mais acentuadas num dos lados, são facilmente identificáveis... Através da linguagem ou do comportamento.

Se é Reactivo, tem tendência a esperar pelos outros para iniciar algo ou pelo menos até que o momento seja conveniente. Os reactivos levam muito tempo a considerar e a analisar sem agir. Precisam saber e entender tudo para poderem motivar-se, sendo que acreditam em sorte ou oportunidade. Usam mais palavras como considerar, investigar, analisar, detalhes, entender, sorte... Querem certezas absolutas, segurança e previsibilidade. Por isso preferem esperar que os outros façam primeiro e se correr bem avançam, depois de analisarem tudo ao pormenor. Facilmente ficam sentados, aguardando o «momento certo».


Se é Proactivo, tende a iniciar sem esperar pelos outros. Estas pessoas gostam de passar à acção com pouca informação e análise e arriscam sem pensar muito ao detalhe. São pessoas muito boas para efectuar o trabalho. Como influenciam os outros a avançarem, elas usam palavras como: vamos lá, faz, é hora de agir, segue em frente, porque esperar?, é já, avança. Usam verbos activos e referem-se às situações como se tivessem todo o controlo. Têm dificuldade em ficar sentadas, à espera do «momento certo», ao contrário dos Reactivos. Nos Proactivos encontram-se os líderes inspiradores, onde os outros buscam a energia para se moverem.


Não há mau ou bom, são apenas atributos que caracterizam o indivíduo e que o conduzem a escolhas mais específicas na vida. Haverá situações em que ser Proactivo é melhor do que ser Reactivo e vice-versa. Porém, nos dias de hoje, o que acha melhor desenvolver?

_____________________________________

Consulte os nossos programas de Liderança e Inteligência Emocional e de PNL&Coaching, direccionados às soluções e à flexibilidade emocional

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page