https://go.hotmart.com/Y61853049U?dp=1 Ir para polícia só para usar uma arma
top of page

Ir para polícia só para usar uma arma

Quando se vai para um curso de coaching ou de PNL (Programação Neurolinguística) apenas para buscar técnicas para usar nos outros é o mesmo do que ir para a Polícia apenas só para usar uma arma.

Cada actividade tem as suas ferramentas, muitas delas fascinantes. Tanto o Coaching como a PNL tem normas de conduta e de ética. Ambas implicam uma atitude na vida.

Quando se vai a um curso apenas para recolher técnicas para aplicar a outros, não torna a pessoa coach ou terapeuta. Pelo contrário, reforça a sua irresponsabilidade.


Imagina alguém ir para a Polícia apenas para poder usar uma arma? Ignorar o Código Penal, a conduta do profissional, as normas éticas da actividade, as boas práticas de inter-relação, etc., vai tornar o indivíduo perigoso. Usar a pistola não faz de um indivíduo polícia.


Imagine alguém que diz querer ser coach ou terapeuta e não acolhe as normas de criação de rapport, de empatia, o respeito pela distância com o cliente, a permissão para tocar, a confidencialidade, a própria forma de aplicar um exercício, impedir-se de dar sugestões e opiniões, etc., etc.

O domínio das técnicas não torna o indivíduo coach ou terapeuta. Pelo contrário, pode agravar a sua irresponsabilidade e um indivíduo centrado no seu ego não estará disponível para dar suporte a outras pessoas.


Tenha em conta que, se desejar fazer formação nestas áreas deverá estar disponível a fazer o seu próprio processo pessoal, com toda a humildade. Olhar para si, reflectir sobre si, sobre os seus pensamentos e emoções, sobre eventos de vida de que não tirou ainda a aprendizagem é um acto de grande valor. É o primeiro passo para a transformação.


Antes de olhar para os outros, olhe para si primeiro. Antes de avaliar os outros, faça-o a si primeiro. Antes de definir os outros, defina-se a si. Antes de querer mudar os outros, mude-se a si. Antes de querer influenciar os outros, comece por si. Antes de querer ser considerado um exemplo, seja um exemplo para si próprio.


Coaching, PNL e Inteligência Emocional não torna indivíduos poderosos.

Não tem a ver com poder, tem a ver com Missão. Não tem a ver com ser melhor

do que os outros, tem a ver com ser melhor do que você é todos os dias.

_____________________________________

Consulte os nossos programas de Liderança e Inteligência Emocional e de PNL&Coaching, direccionados às soluções e à flexibilidade emocional

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page